Curso de Iniciação Musical - 
Crianças e Adultos
_______________________________________
 

Livro Musicalização.png

Sobre o curso

 

A música desperta o lúdico, auxilia na alfabetização, ajuda a lidar com os próprios sentimentos, estimula a coordenação motora e a percepção sonora.

 

A musicalização contribui para a percepção espacial, matemática e estimula áreas do cérebro que beneficiam o desenvolvimento de outras linguagens.

Portanto, a musicalização é um recurso importante para a socialização, uma ótima maneira de introduzir os conceitos da arte no desenvolvimento das crianças.

Assim sendo, é fundamental para o desenvolvimento humano proporcionar contato com a musicalidade ainda na primeira infância.

É uma enorme satisfação poder trabalhar com crianças, participando do seu desenvolvimento musical e social. 

Atendo crianças a partir dos 6 anos de idade, conduzindo a iniciação musical utilizando métodos amplamente reconhecidos na pedagogia musical.

 

Além disso, fruto da experiência de mais de uma década lecionando e vivenciando a dinâmica da aprendizagem infantil, desenvolvi meu primeiro livro de musicalização, material oriundo de pesquisa e busca de um repertório apropriado para o aprendizado infantil. Neste livro apresento canções folclóricas, acalantos, cantigas de roda, brincos e parlendas e canções da MPB.

Técnicas e Conceitos Pedagógicos Utilizados

A iniciação musical se dá inicialmente pelo ensino por imitação.

 

O ensino por imitação se fundamenta no conceito de Música como arte aural, ou seja, auditiva, e encontra ressonância no pensamento de educadores como Orff, Suzuki, Dalcroze, kodaly e Swanwick.

 

Essa abordagem dispensa da leitura musical, ela nos oferece oportunidade para trabalharmos outros importantes aspectos do aprendizado do instrumento como, por exemplo, desenvolvimento das competências técnico-musicais básicas, compreensão musical e desenvoltura performática. 

 

O ensino por imitação é adequado á fase inicial do aprendizado e utiliza um repertório construído a partir de padrões musicais e topográficos do teclado, ou seja, um repertório adequado ao ensino por imitação é um repertório difícil de ler, mas fácil de executar.

 

Este repertório introduz e consolida gradualmente habilidades, técnica pianística, movimento expressivos e compreensão musical.

 

A imitação acontece por três vias:

 

Visual, auditiva e cinestésica ( relacionada ao movimento, ao gesto pianístico ). 

 

A abordagem por imitação pode promover vários benefícios no processo de aprendizagem do piano como, por exemplo: motivação e autoconfiança originados pela possibilidade de fazer musica imediatamente; concentração e memória; aquisição da técnica pianística básica; compreensão musical; orientação no teclado e intimidade com o instrumento; criatividade e hábitos eficientes no estudo.

Livro Musicalização (1)
Livro Musicalização (1)

press to zoom
Professor de piano - Aulas de piano
Professor de piano - Aulas de piano

Aulas de piano, professor de piano, curso de piano

press to zoom
Professor de Piano
Professor de Piano

Aulas de piano, escola de musica, professor de piano

press to zoom
Livro Musicalização (1)
Livro Musicalização (1)

press to zoom
1/4

Professor de piano, aulas de piano, aulas de teclado, professor de teclado, curso de piano, escolas de música Porto Alegre, professor de piano Porto Alegre, aulas de piano Porto Alegre.

Visite minha Playlist de Música Clássica para crianças no Spotify !