A tarefa do educador não é somente ensinar o instrumento, É chamar atenção !

Atualizado: 27 de jun.



Aprender música não é somente tocar as que você gosta, é se abrir para conhecer a riqueza e o poder dessa arte. Como disse o escritor John-Mark L. Miravalle: “A música é muito digna para servir somente de diversão”.


Da mesma forma, ouvir música não é ligar rádio do carro, ou deixar o som de fundo ou num filme. Essas experiências se dão de forma parcial e equivocada.


Os efeitos reais da música e da arte são diferidos, eles demandam tempo, concentração e orientação !


A música é a forma de arte com o impacto emocional mais imediato na pessoa humana. Platão disse: "o treinamento musical é o instrumento mais potente que qualquer outro, porque ritmo e harmonia encontram seu caminho nos lugares internos da Alma”.


Você não necessita ser um esteta (um especialista em estética) para isso. Entretanto, para fins de ensino e educação, é importante que o estudante possa adquirir, com a orientação adequada, conhecimento de recursos musicais e seus nomes e funções.


Mesmo que você não tenha como objetivo ler uma partitura, você pode desenvolver a capacidade de reconhecer mudanças, de tonalidade, de ritmo e andamento, e, o que cada um significa no contexto da obra.


Num tempo de inúmeros impulsos, de tantas opções disponíveis, é imprescindível saber como escolher o que consumimos, isso indispensavelmente se aplica também à música e à arte.


Munido desse conhecimento, será possível apreciar, entender e escolher adequadamente, conscientemente o que você e sua família escutam, assim como aquilo que é importante fazer parte do seu repertório como instrumentista.


A tarefa do educador não é somente ensinar o instrumento, é chamar a atenção para obras que são dignas de estudo e mostrar, em tanto detalhe quanto seja praticável, como foram conseguidos e quais os objetivos dos efeitos consequentes daquilo que se apresenta.


É despertar os sentidos e a apreciação não somente pelo instrumento, mas pelos estudos artísticos, pela educação estética, a educação dos sentidos.


A música proporciona uma experiência privilegiada. A harmonia dos sons harmoniza nossas vidas.


Reserve tempo para estudar música de forma orientada.


#musica #musicatransforma#musicaepsicologia #musicaensina #educacaomusical#educação #musicaepedagogia #musicaclassica#estudepiano #estudemusica #aprendapiano#aprendamusica #aprendaouvir #conhecimento#músicatempoder




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo