Você cuida dos seus ouvidos ? Dos sons e as músicas que chegam até você no cotidiano ?



De que modo a paisagem sonora e o ambiente acústico tem evoluído através da história ?


A maior parte dos sons que ouvimos nas cidades, hoje em dia, pertencem a alguém e é utilizada para atrair nossa atenção ou para nos vender alguma coisa. Á medida que a guerra pela posse de nossos ouvidos aumenta, o mundo fica cada vez mais superpovoado de sons.


"O mundo é hoje é muito mais barulhento.”


O ambiente acústico geral de uma sociedade pode ser lido como um indicador das condições sociais que o produzem e nos contar muita coisa a respeito das tendências e da evolução dessa sociedade.


A música assumiu diversas funções nas sociedades. Em um dos textos mais antigos da humanidade, o “Popol Vuh”dos maias, conta-se que a flauta, imitava o pássaro sagrado, servia para elevar a prece dos homens aos deuses, e que o canto era a voz dos deuses através dos padres. Na Bíblia, Davi tocava a harpa para acalmar Saul, expulsando o espirito mau de seu corpo, ou seja, já se reconhecia desde então que a musica produzia ( produz ) sobre o espirito humano efeitos misteriosos, uma emoção profunda e mesmo uma ação benéfica. Para não dizer terapêutica. Ela fazia perceber a noção do sagrado. Ainda hoje em dia, não existe celebração religiosa sem música.

Tudo aquilo que compõe o ambiente acústico, principalmente de um ser em desenvolvimento e amadurecimento pode deixar em seu organismo uma “marca” que, combinada com a hereditariedade, altera seu metabolismo, cria uma aptidão e modifica definitivamente seu comportamento futuro.


"A audição é um modo de tocar a distância, e a intimidade do primeiro sentido funde-se á sociedade cada vez que as pessoas se reúnem para ouvir algo.” ( Murray Schafer ).


A vida moderna esta repleta de barulho e agitação. Os homens estão apertados em habitações exíguas e ruidosas. Os excessos de decibéis do ambiente e de determinados estilos musicais os tornam agressivos, violentos, depressivos e raivosos.

Outros distúrbios são menos conhecidos, como problemas de retardo escolares decorrentes de uma anomalia da escuta.


Cuide dos seus ouvidos, escolha o que ouvir, aprenda a realizar uma escuta consciente !


Wagner disse: “O homem voltado para o exterior apela para o olho; o homem interiorizado, para o ouvido”.


#música #aprendaescutar #ouvidopensante #escutamusical #poderdamúsica #poluiçãosonora #richardwagner #ouvido #escutemúsica

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo