Como se manter em atividade musical durante as férias ?



Durante o período de férias é comum permanecermos afastados do instrumento por algum motivo, seja por impossibilidade de levar o instrumento, como no caso do piano, seja pela escolha do local onde desfrutaremos o período de descanso, etc.


Um período de afastamento do instrumento muitas vezes é necessário e saudável, embora inevitavelmente possa gerar alguns pequenos prejuízos, afinal, em qualquer atividade, uma pausa gera uma determinada perda de “ritmo”, mas não se preocupe, estudar música não se restringe a pratica do instrumento…


Há formas de se manter ativo mesmo longe do instrumento, atividades pedagógicas, leves, e prazeirosas que mantém seu desenvolvimento musical ativo.


Algumas possíveis:


Escuta Musical


Uma das ferramentas mais poderosas para o aprendizado é escutar e se imaginar tocando. Cante as melodias, exercite a imaginação, prestando atenção na harmonia e na dinâmica, visualize-se no instrumento interpretando a peça.


Aproveite este período para escutar ou re-escutar obras que estudou ou esteja estudando, assim como obras que estão para ser estudadas. Peça dicas de playlists para seu Professor !


Leitura Musical


É possível exercitar a leitura musical fora do instrumento, assim sendo, carregue seu material de estudo. Se você estiver iniciando os estudos de leitura, explore principalmente os métodos de leitura rítmica, há vários disponíveis e acessíveis como Pozzoli, Louis Bellson, José Eduardo Gramanie, etc.


Leia e escreva nas suas partituras, faça anotações, os nomes das notas na pauta, os acordes e cadências encontradas;


Pratique análise harmônica, anote as funções harmônicas dos acordes, pratique rearmonização substituindo os acordes encontrados.


Autoavaliação e Inspirações


Motive-se, leia livros, biografias dos artistas que admira e que o inspiram, história da música, etc.

Reveja seus vídeos e apresentações ao longo do ano, análise suas performances, faça anotações.

Aproveite para colocar no papel suas metas para o próximo ano, liste as músicas que deseja tocar, estabeleça objetivos claros e os compartilhe com seu professor.


#férias#vacaciones#piano#escutamusical#educaçãomusical#estudepiano#estudemusica#verão#aulasdemusica#feriaschegando#ferias#musicaepedagogia#musicainfantil#musicaeeducacao#aprendapiano#aprendamusica#aprendaouvir#melhordavida#vidasimples#vidaboa #professordepiano #aulasdepiano #escoladepiano #aulasdeteclado #professordeteclado

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo