Escuta Ativa
- Roger da Luz
- 23 de ago.
- 2 min de leitura

Hoje vou falar sobre escuta Ativa e Passiva. Você sabe do que trata?
Ouvir música não é ligar o rádio do carro, deixar a música de fundo no ambiente, ouvi-la enquanto estuda, ou receber a música contida num filme, numa propaganda. Isso é o que chamamos de escuta passiva!
É quando escutamos sem prestar atenção, ou quando estamos fazendo alguma outra coisa enquanto escutamos música (Se exercitando, dirigindo, estudando, etc.)
Para escutarmos realmente música, precisamos nos concentrar, desligarmos do celular e de outras atividades, é parar para ouvir realmente!
Da mesma forma, quando conversamos com uma pessoa, devemos parar tudo e estar realmente com ela, essa prática ordenada é o que chamamos de escuta ativa!

Por que é importante praticar escuta ativa?
"O ambiente acústico geral de uma sociedade pode ser lido como um indicador das condições sociais que o produzem e nos contar muita coisa a respeito das tendências e da evolução dessa sociedade. "
Fico impressionado como a vida moderna está repleta de barulho e agitação, isso não afeta apenas nossa capacidade de escuta, mas afeta nosso raciocínio, nosso estado de espírito, humor, capacidade cognitiva, de sono, etc.
Ironicamente, esse efeito é silencioso, mas avassalador.
Diversas pesquisas científicas documentam a influência profunda que a música exerce em nosso bem-estar físico, psicológico e espiritual.
No passado, era comum as famílias se reunirem para tocar, pois não havia rádio ou forma de se obter música. Num passado mais recente, era comum se reunir para ouvir música juntos da família (antes da televisão), e com os amigos para escutar um novo "disco" lançado! Você é do tempo do disco de vinil?
Mas esse costume se perdeu num mundo repleto de estímulos imediatos e uma busca urgente pelas coisas efêmeras.
Parar e escutar música pode se tornar um hábito e proporcionar uma experiência educativa privilegiada, porque a harmonia dos sons harmoniza nossas vidas. Ao contrário disso, a intemperança com a música, assim como a intemperança com tudo mais, podem levar à desordem e ao desastre pessoal, vejamos, como exemplo, o assunto recente sobre a adultização infantil, com crianças escutando e dançando músicas com letras e ritmos deturpados.
Dessa forma, reserve tempo para escutar música de forma ativa e orientada, esse hábito irá transformar você e sua família.
Não sabe ainda por onde começar e o que escutar?
Entre em contato comigo, será um prazer poder te ajudar.





Comentários