Cuidado com o seu "Juízo Severo" ! O crescimento é um movimento para a frente, mas não linear.
top of page

Cuidado com o seu "Juízo Severo" ! O crescimento é um movimento para a frente, mas não linear.



Você é capaz de coisas incríveis hoje, mas talvez amanhã retroceda, isso é normal.

Há dias em que sento no piano e tudo sai, tudo acontece, flui naturalmente, porém, no outro dia, não tem jeito, por mais que eu me esforce, a nota sai mastigada, a dinâmica não aparece, a interpretação não sai, enfim, é sofrível!


O crescimento é espasmódico. Você ficará latente as vezes. Não desanime, não cobre-se tanto, pense nesses momentos como um repouso, uma pausa necessária.


Frequentemente uma semana será de grandes avanços, de um sentimento de grande evolução, na outra parecerá de total letargia.


Alguns corredores de maratonas sugerem que você corra 15kms devagar para cada km em velocidade. Isso também pode ser aplicado no aprendizado. Nesse sentido, "o devagar se vai ao longe" é na verdade o modus operandi, significa, "devagar se realiza !”


Se você se compromete com você e com os estudos, não importa o ritmo, encontre o seu, mas busque constância em pequenas doses, um pouco a cada dia, 4 compassos, uma escala, um trecho musical.... você vai começar a perceber os resultados.


Assim como os passageiros de um avião raramente têm a sensação, a dimensão real do quanto se deslocam em alta velocidade, nós também raramente percebemos a real velocidade do nosso crescimento.


Os maiores efeitos não são de forma alguma os que fazem maior barulho ou são mais facilmente observados.


Os maiores efeitos são geralmente silenciosos, quietos, e difíceis de detectar no momento em que estão sendo produzidos.


Pense na influência da lua na terra, e do ar nos pulmões humanos. Lembre como silenciosamente o orvalho cai, e como imperceptivelmente a grama cresce. Há muito mais coisas sendo produzidas nos seus pequenos esforços do que você imagina.


Se você estiver num momento de estudo crítico, muito desafiador, prometa a si mesmo um intervalo de descanso, e, no fim da tarefa, presenteie-se de algum modo.

Sim, estou incentivando você a se “mimar".


Muitos acreditam que para ser um artista, para evoluir, é preciso ser duro. Deixe essa parte para os críticos. Não ceda ao seu "juízo severo" ( e acredite, ele pode ser realmente severo ! O meu é um general ! ) Você será muito mais produtivo se for incentivado com delicadeza e na constância de uma boa estratégia, e não com exigências agressivas.


Apenas siga em frente, o caminho é longo e acidentado, mas vale muito a pena!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page