top of page

Provas...

ree

Acontece algo interessante nas semanas de provas escolares, quase que um fenômeno recorrente: a quantidade das minhas aulas desmarcadas em virtude das provas.


Não menos rotineiro, são as queixas dos meus pupilos em relação à dificuldade, ao rigor das provas. Tudo bem, nada incomum para a fase de vida que eles estão vivendo.


Inevitavelmente, lembrei das minhas queixas sobre as "provas", sobre essa palavra que nos acompanha insistentemente desde nosso início na vida escolar. Recordei do meu desejo de que as provas terminassem definitivamente.


Sim, a verdade é que gostaríamos de achar um final feliz que nos mostrasse um lugar livre de batalhas e penas, onde pudéssemos repousar tranquilamente no conforto de nossos sonhos.


Seria reconfortante pensar que, em um dado momento, o caminho termina e acabam as provas. Porém, a verdade nem sempre é confortável, muitas vezes é dura, mas sempre é preferível confrontá-la.


E a verdade é que as provas não acabam, nem tão pouco a dor com que elas nos obrigam a reconsiderar. A verdade é que uma conquista é muito importante, mas não indica um final definitivo, e sim o princípio de outra batalha.



ree

Um degrau leva a outro, uma prova leva à seguinte. Não há um descanso absoluto, pelo

menos, não neste plano em que vivemos. Aqui, a vida apresentará diferentes ciclos como oportunidades para crescer.


Nesse caminho, temos a oportunidade de polir nossos aspectos humanos, como o ourives, que trabalha uma pedra preciosa. Essa pedra aceita as batidas do martelo, entendendo que somente assim revelará sua verdadeira natureza, a de brilhar em sintonia com seu caráter belo e divino.


A realidade é que sempre haverá dificuldades a serem superadas e façanhas a serem realizadas.


O repouso que tanto aguardamos, na verdade, é simplesmente uma doce trégua, uma pausa na caminhada.


Enfim, no momento em que entendemos o valor das provas e caminhamos com a alma desperta, as provas não têm mais o mesmo significado, porque descobrimos que, quando chegamos a algum destino, reconhecemos que somente alcançamos o final de uma etapa. E logo ali, novas portas se abrirão para um novo desafio, repleto de novas provas...


 
 
 

Comentários


"Educar sem distorcer, informar sem enganar, instruir sem politizar".
  • Spotify
  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook

© Todos os direitos reservados

bottom of page